quinta-feira, 5 de abril de 2012

Você sabia?!

A Páscoa (ressurreição e renascimento)...
É uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, é o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãs da primavera. Outros vêm da celebração da Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias . Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida. A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução.
Chocolate...
Theobroma, este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate;  foi a muito tempo atrás que essa história começou... Quem o batizou assim foi o sueco Linneu, em 1753.  O chocolate era considerado sagrado, tal qual o ouro, em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados. O chocolate já foi considerado um pecado e um remédio, acredita?!  Também chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía. Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, também altamente nutritivo.
E o coelho?
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700.
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa!

*Informações retiradas aleatoriamente da internet.

6 comentários:

  1. Obrigada por estas informaçoes tao interessantes!!!!!um beijo e ..feliz Pascòa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yrma, que bom que gostou!
      Um grande beijo e uma feliz páscoa!!

      Excluir
  2. Olá! vim retribuir a visita e o carinho, gostei muito daqui e voltarei!
    Feliz Páscoa!
    Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecilia, que bom que aceitou o meu convite,
      obrigado pelo o cainho!
      Beijos e feliz páscoa!!

      Excluir
  3. Uma Feliz e Santa Páscoa, Milena.

    Beijos

    ResponderExcluir