terça-feira, 6 de março de 2012

Biscoitos divertidos.


Lanche divertido! Hoje recebi uma visita muito especial e por amor ela trabalha com artesanato.
Foi um lanche super divertido, comedo biscoitos em forma de botões acompanhados com uma xícara de chá de abacaxi com hortelã. Esta receita é também uma ótima opção para levar a criançada para a cozinha,  um adulto preparando a massa e as crianças modelando os biscoitos e colocando a imaginação em prática, garanto que o dia vai ser repleto de alegria!
Fonte.

Iingredientes:
3/4 xícara de manteiga com sal- amolecida
85g de cream cheese- usei o philadelfia
1 xícara de açúcar
1 ovo
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 3/4 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
cores sortidas de corante em gel

Modo: em uma tigela, bata a manteiga, o cream cheese e o açúcar até ficar cremosa, em seguida acrescente o ovo e a baunilha e bata até ficar liso. Em uma outra tigela, misture a farinha, o fermento e o sal. Junte os ingredientes secos à mistura anterior. Mexa até encorpa. Dividir a massa em duas partes.
Essa é a hora dos corantes, diferentes; misture o corante a massa e em seguida, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 2 horas.
Pré-aqueça o forno a 180c. Retire da geladeira, uma cor de cada vez e em uma superfície levemente enfarinhada e com o auxilio de um rolo, abra a massa até pouco mais de 1/8 "de espessura.
Faça cortes com cortador redondo. Em seguida, em cada um destes , com um cortador redondo menor, marque apertando um pouco, mas não empurrando completamente, somente para marcar. Logo apos, faça 4 furinhos no centro de cada biscoito de modo que se assemelha a um botão, certificar-se que os furos terem ultrapassado a massa igual a um botão.
Com cuidado e com ajuda de uma espátula de metal transfira um a um para uma assadeira forrada com papel manteiga. Repita o mesmo processo com a outra parte da massa. Leve os botões à geladeira por 15 minutos antes de assar.
Asse por 10 minutos.

Dica: cuide para não dourar muito, assim vai se parecer ainda mais com botões! Sirva com uma xícara de chá de sua preferência! Eu amo chá de maçã ou abacaxi, fica excelente!!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Bolo três chocolates.




Hoje a receita é mais que especial! Está rolando um convite super chocólatra no blog Pecado da Gula da querida Akemi, claro que a Cozinha Doce não poderia ficar fora dessa! Além de participar, resolvi preparar um bolo bem especial para presentear uma pessoa querida que fez aniversário sábado passado.  Referindo-se a CHOCOLATE... o sucesso foi certo, agradando todos os chocólatras presentes! Um bolo de pão-de-ló branco e preto de 20cm, com recheios, metade de ganache de chocolate branco e metade ganache de chocolate meio amargo, cobertos com chantilly e raspas de chocolate branco e chocolate ao leite.



Ingredientes:

*Pão-de-ló / chocolate branco.
2 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 colher (chá) de essência de baunilha

*Pão-de-ló / chocolate meio amargo
2 ovos
1 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó 30%
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 colher (chá) de essência de baunilha


Modo: pré-aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma de 20cm de diâmetro e forre com papel manteiga (somente o fundo da forma) e enfarinhe. Separe os ovos das claras. Em uma batedeira, bata as claras em ponto de neve em seguida, acrescente as gemas, bata até encorpar, retire da batedeira, peneire a farinha e o açúcar sobre os ovos e com o auxílio de uma espátula faça movimentos leves de baixo para cima (para que o ar dos ovos permaneça) e por último adicione a essência de baunilha, misture levemente. despeje na forma previamente untada , enfarinhada e forrada com o papel manteiga (somente no fundo da forma) e leve ao forno por 15min. depois de pronto, deixe esfriar, retire o papel manteiga do fundo do bolo e corte o mesmo no meio divida-o em duas partes, reserve! Repita o mesmo processo com a receita a cima do pão-de-ló de chocolate meio amargo 
(peneirando os sólidos juntos). 

Recheios:
Para a ganache de chocolate branco:
130g de chocolate branco- usei o hershey's
50ml creme de leite- usei o de caixinha nestlé

Para a ganache de chocolate meio amargo:
130g de chocolate meio amargo - usei o hershey's
50ml Creme de leite - usei o de caixinha nestlé

Modo:
Ganache de chocolate branco: derreta o chocolate em banho maria ou leve ao microondas por 1min. até derrete, adicione o creme de leite, misture bem com o auxílio de um fuet,  cobra o recipiente com papel filme (pvc) e leve a gelateira por 10min.
Repita o mesmo processo com o chocolate meio amargo.

Para o chantilly: cobertura (1)
200ml de creme de leite fresco (gelado)
1 colher de açúcar refinado
1 gota de essência de baunilha

Modo:
Em uma batedeira coloque o creme de leite fresco, o açúcar e a essência de baunilha, bata em velocidade média até obter uma consistência firme. (cuidado para não bater demais pois vira manteiga!) reserve.

cobertura (2)
100g de chocolate branco- usei o hershey's
100g de chocolate ao leite- usei o hershey's
*rale os dois chocolates grosseiramente separadamente e reserve.

Para molhar o bolo:
6 colheres (sopa) de leite de coco
3 colheres (sopa) de leite

Montagem:
Dentro da forma que foi assado os bolos, faça a montagem.
Forrando o fundo da forma, coloque uma parte de cada bolo pronto (metade pão-de-ló de chocolate branco e a outra metade pão-de-ló meio amargo) regue com o molho acima, (2 colheres (sopa) cada parte do bolo) sobre cada parte coloque a ganache do mesmo sabor, em seguida, sobre o recheio coloque a outra parte do bolo regue com o restante do molho. Cubra o bolo montado na forma com uma papel filme (pvc) e leve a geladeira por 1h.
Com a ajuda de uma espatula, cubra todo o bolo com o Chantilly e por cima de cada parte coloque os respectivos chocolates ralados, como mostra a foto acima!

Dica: ao invés do chatilly preparado, uma ótima opção é o chantilly pronto - fleischamam.
1 cx 200ml siga as instruções da embalagem! Fica ótimo também!!