Todas as vezes que vou jantar fora, quase sempre peço uma sobremesa e lá esta todas as opções e o famoso petit gateau, na foto do cardápio muito atraente mais quando chegava na mesa...
HoOo! Que decepção! Quase sempre tem cheiro de ovo e é muito seco.
Há muito tempo procurava uma receita de petit gateau que prestasse, que realmente fosse gostoso e que correspondesse com as qualidades de um verdadeiro bolinho de chocolate, cremoso por dentro... Bom não encontrei, o jeito foi elaborar uma que chegasse ao meu gosto, meio amargo com uma calda levemente doce, perfeita combinação para acompanhar uma bela bola de sorvete de creme!
Há muito tempo procurava uma receita de petit gateau que prestasse, que realmente fosse gostoso e que correspondesse com as qualidades de um verdadeiro bolinho de chocolate, cremoso por dentro... Bom não encontrei, o jeito foi elaborar uma que chegasse ao meu gosto, meio amargo com uma calda levemente doce, perfeita combinação para acompanhar uma bela bola de sorvete de creme!
2 ovos
4 gemas
90g açúcar refinado
100g farinha de trigo peneirada
100g manteiga sem sal
160g chocolate em barra meio amargo - usei o hershey's 41%
Ingredientes para a calda:
2 caixinha de creme de leite
5 colheres (sopa) de achocolatado - usei o Nescau
2 colheres (sopa) de cacau em pó - usei o Mavalério gourmet
Unte forminha próprias com manteiga e enfarinhe com cacau em pó. (eu usei forminhas de empada)
Em uma tigela coloque o chocolate, a manteiga e leve ao microondas por 1min. ou até derreter, reserve . Em outro recipiente bata os ovos, as gemas e o açúcar até encorparem bem , em seguida, misture o chocolate derretido. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo com o auxilio de um fuet. Coloque nas forminhas previamente untadas e leve ao forno por exatos 8 minutos.
Obs: o forno deve estar aquecido previamente uns 15min. antes de coloca-los para assar!
Como preparar a calda: em uma tigela coloque todos os ingredientes, mexa até todos os ingredientes encorparem bem, leve ao microondas por 30 segundos ou em uma panela leve ao fogo até levantar fervura.
Dica: sirva ainda quente, desenforme e acompanhe com sorvete de creme e calda, ou somente com açúcar de confeiteiro e cacau em pó (foto a cima)!
Serve até 6 pessoas - no meu caso, usei as forminha de empada serviram 10 pessoas, achei que o tamanho foi suficiente.


