terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Petit gateau com calda de chocolate.

Todas as vezes que vou jantar fora, quase sempre peço uma sobremesa e lá esta todas as opções e o famoso petit gateau, na foto do cardápio muito atraente mais quando chegava na mesa...
HoOo! Que decepção! Quase sempre tem cheiro de ovo e é muito seco.
Há muito tempo procurava uma receita de petit gateau que prestasse, que realmente fosse gostoso e que correspondesse com as qualidades de um verdadeiro bolinho de chocolate, cremoso por dentro... Bom não encontrei, o jeito foi elaborar uma que chegasse ao meu gosto, meio amargo com uma calda levemente doce, perfeita combinação para acompanhar uma bela bola de sorvete de creme!

Ingredientes:
2 ovos
4 gemas
90g açúcar refinado
100g farinha de trigo peneirada
100g manteiga sem sal
160g chocolate em barra meio amargo - usei o hershey's 41%

Ingredientes para a calda:
2 caixinha de creme de leite
5 colheres (sopa) de achocolatado - usei o Nescau
2 colheres (sopa) de cacau em pó - usei o Mavalério gourmet


Modo:Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Unte forminha próprias com manteiga e enfarinhe com cacau em pó. (eu usei forminhas de empada)
Em uma tigela coloque o chocolate, a manteiga e leve ao microondas por 1min. ou até derreter, reserve . Em outro recipiente bata os ovos, as gemas e o açúcar até encorparem bem , em seguida, misture o chocolate derretido. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo com o auxilio de um fuet. Coloque nas forminhas previamente untadas e leve ao forno por exatos 8 minutos.
Obs: o forno deve estar aquecido previamente uns 15min. antes de coloca-los para assar!

Como preparar a calda: em uma tigela coloque todos os ingredientes, mexa até todos os ingredientes encorparem bem, leve ao microondas por 30 segundos ou em uma panela leve ao fogo até levantar fervura.

Dica: sirva ainda quente, desenforme e acompanhe com sorvete de creme e calda, ou somente com açúcar de confeiteiro e cacau em pó (foto a cima)!
Serve até 6 pessoas - no meu caso, usei as forminha de empada serviram 10 pessoas, achei que o tamanho foi suficiente.

Happy Valentine's Day...




Aqui no Brasil comemorarmos o dia dos namorados no dia 12 de junho, comemorado às vésperas do dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro!
Mas em grande parte do mundo (como EUA, Itália e Canadá), a data escolhida é 14 de fevereiro, dia de São Valentim, um santo devotado à idéia do amor.

Nem todos os países comemoram o dia dos namorados como nós fazemos. Na Itália, as pessoas fazem um grande banquete no dia 14 de Fevereiro. No Japão a data foi introduzida em 1936 e o costume neste dia é as mulheres presentearem os seus amados com caixas de chocolates e na Inglaterra, as crianças cantam canções a recebem doces e balas de frutas de seus pais. 

Bom, na verdade todo dia é dia de dizer o quanto a pessoa que estar ao seu lado é importante, aproveite essa data para se declarar e diga eu te amo, I love you, Ti amo,
私はあなたを愛して!!

A Cozinha Doce deseja um,
Feliz dia dos namorados!