terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Pudim de leite com amêndoas e nozes.



Esse é o bom e velho pudim de leite que a tanto tempo vem fazendo parte das sobremesas brasileiras, de origem portuguesa como vários outros doces feitos com muitos ovos! Na verdade é uma releitura da tradicional receita... vamos lá!?

Ingredientes:
3 ovos
1 lata de leite condensado
a mesma mediada de leite
1/2 xícara de nozes- coloquei amêndoas
1/2 xícara de açúcar - para caramelizar a fôrma

Modo:
Pré-aqueça o forno a 180º C.
No liquidificador bata o leite condensado e a mesma medida de leite *reserve(1). Em uma batedeira bata os ovos em ponto de neve, primeiro as claras depois os ovos e *reserve(2). Corte as amêndoas grosseiramente e em seguida misture com as duas reservas. despeje a mistura em uma fôrma previamente caramelada. Leve ao forno em banho-maria por aproximadamente 1 hora e meia. Após tirar do forno deixe descansar ainda em banho-maria até o pudim se despregar totalmente da calada.

1. Dica: você deve estar se perguntando: porque tem bater os ovos em neve?
Além de eliminar o cheiro do ovo, a aparência fica ainda mais degustativa, se você observar na foto acima vai ver que existe uma especie de base espumada, é somente por isso.
2. Dica: para obter uma camada uniforme sobre o pudim, é preciso.. em uma panela coloque o açúcar e leve ao fogo (baixo) até obter uma cor caramelada (não mexer o açúcar) em seguida coloque a mesma quantidade de água, deixe ferver por 05min. ou ate obter a textura de mel, ainda com a calda quente coloque na fôrma e faça movimentos para que a calda cubra todas as parte de dentro da mesma. Assim você ira ter um pudim totalmente uniforme de calda e também facilitara o desenforme!
Bom, espero ter gostado da dica, ela irá fazer toda a diferença no visual e sabor do seu pudim!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Rabanada recheada.



Para começar em alto estilo e comemorar essa data, que para muitos representa uma deixa para confraternização, preparei uma das minhas receitas natalinas prediletas que embora seja mais que tradicional nas mesas de muitos, essa traz uma grande diferencial, é assada, isso mesmo ela vai ao forno! Então ai fica uma sugestão deliciosa para esta época festiva, uma deliciosa sobremesa para enriquecer ainda mais suas opções de sobremesa natalícias.

Ingredientes:
2 latas de doce de leite
5 ovos batidos em neve
2 xíc. de nozes picadas
10 xíc. de leite integral
12 fatias de pão de fôrma sem casca (usei o pão entegral)
*canela
*margarina para untar o tabuleiro

Modo:
Pré-aqueça o forno a 180º C.
Unte a sua assadeira de preferência retangular ou quadrada com margarina e polvilhe parte da canela. Em um liquidificador, bata o leite e 1/2 lata de doce de leite em seguida transfira para uma tigela e *reserve(1).  . Em uma batedeira, bata os ovos primeiro as claras depois as gemas em ponto de neve e também *reserve(2).  .

Montagem:
Recheie as 6 fatias de pão com o doce de leite e as nozes cubra com outras 6 fatia de pão, lembrando que as bordas devem ser retiradas para melhor apresentação do prato. Pressione ligeiramente com cuidado para que as duas partes se unam, passe de ambos os lados na *reserve(1) e deixe dar uma leve escorrida no excesso de líquido, em seguida, passe nos ovos batidos *reserve(2) e disponha sobre a assadeira já untada. Para finalizar polvilhe canela. Leve ao forno por 25 minutos ou ate dourar.

Dica: deixe amornar e faça os cortes e decore com nozes e açúcar de confeiteiro, sirva  em seguida!
Também uma outra dica, seria a troca de recheio,  em uma tigela misture goiabada com queijo tipo minas ou mussarela ralado grosseiramente, para virar uma parta homogenia e aí... é só rechear e fazer o mesmo processo acima! Fica simplesmente delicioso! Então, espero que tenham gostado dessa maravilhosa sugestão de sobremesa natalina, degustem e apreciem com moderação, rs!